Segue abaixo a resposta ao primeiro questionamento:
Diferença entre língua e linguagem A linguagem é a capacidade que os seres humanos têm para produzir, desenvolver e compreender a língua e outras manifestações, como a pintura, a música e a dança. A linguagem ainda pode ser classificada em verbal (usa palavras) e não verbal (usa gestos). É optativo a utilização de uma ou outra forma na hora d se comunicar, ou ainda, de um mix entre as formas de linguagem existente. Já a língua é um conjunto organizado de elementos (sons e gestos) que possibilitam a comunicação. Ela surge em sociedade, e todos os grupos humanos desenvolvem sistemas com esse fim. As línguas podem se manifestar de forma oral ou gestual, como a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Para você o que é o discurso? Discurso é um diálogo ligado a um contexto social, e geralmente acontece quando se tem enunciador e ouvinte, mas não podemos deixar de lembrar que também existe o discurso interior, quando o falante cria um personagem na sua imaginação e com ele desenvolve um discurso. Falo em discurso inserido num contexto social acreditando que as pessoas envolvidas neste entendem o que está sendo falado e, por conseguinte, possam exprimir uma ideia a respeito ou um ponto de vista. O que não quer dizer que quando esse tipo de interação crítica não aconteça, não exista o discurso.
Seguindo os estudos da linguagem, o Círculo Bakhtiniano tornou-se revolucionário e renovador em pesquisas e discussões. Tendo o dialogismo como espinha dorsal de sua obras, o círculo toma o homem sempre em sua relação com o outro, incompleto, nunca fechado em si; mas sim na relação que sempre estabelece com o outro. Sobre o que se denomina, atualmente, de Círculo de Bakhtiniano, consideramos um conjunto de textos resultantes de encontros de pesquisadores,trata-se de um grupo de intelectuais [...] que se reuniu regularmente de 1919 a 1929, primeiro em Nevel e Vitebsk e, depois, em São Petersbursgo. As obras expoentes que tematizam questões sobre linguagem são assinadas por Mikhail Mikhailovich Bakhtin e Valentin N. Volochinov.
Segue abaixo a resposta ao primeiro questionamento:
ResponderExcluirDiferença entre língua e linguagem
A linguagem é a capacidade que os seres humanos têm para produzir, desenvolver e compreender a língua e outras manifestações, como a pintura, a música e a dança. A linguagem ainda pode ser classificada em verbal (usa palavras) e não verbal (usa gestos). É optativo a utilização de uma ou outra forma na hora d se comunicar, ou ainda, de um mix entre as formas de linguagem existente.
Já a língua é um conjunto organizado de elementos (sons e gestos) que possibilitam a comunicação. Ela surge em sociedade, e todos os grupos humanos desenvolvem sistemas com esse fim. As línguas podem se manifestar de forma oral ou gestual, como a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
continuando com o segundo questionamento:
ResponderExcluirPara você o que é o discurso?
Discurso é um diálogo ligado a um contexto social, e geralmente acontece quando se tem enunciador e ouvinte, mas não podemos deixar de lembrar que também existe o discurso interior, quando o falante cria um personagem na sua imaginação e com ele desenvolve um discurso.
Falo em discurso inserido num contexto social acreditando que as pessoas envolvidas neste entendem o que está sendo falado e, por conseguinte, possam exprimir uma ideia a respeito ou um ponto de vista. O que não quer dizer que quando esse tipo de interação crítica não aconteça, não exista o discurso.
Seguindo os estudos da linguagem, o Círculo Bakhtiniano tornou-se revolucionário e renovador em pesquisas e discussões. Tendo o dialogismo como espinha dorsal de sua obras, o círculo toma o homem sempre em sua relação com o outro, incompleto, nunca fechado em si; mas sim na relação que sempre estabelece com o outro. Sobre o que se denomina, atualmente, de Círculo de Bakhtiniano, consideramos um conjunto de textos resultantes de encontros de
ResponderExcluirpesquisadores,trata-se de um grupo de intelectuais [...] que se reuniu regularmente de
1919 a 1929, primeiro em Nevel e Vitebsk e, depois, em São Petersbursgo. As
obras expoentes que tematizam questões sobre linguagem são assinadas por
Mikhail Mikhailovich Bakhtin e Valentin N. Volochinov.